Henrique Ciolfi

Henrique Ciolfi publicou em Mobilizações Online

Do Bugio, um até logo 🐒

É sempre difícil falar de fechamento de ciclos, não é?
Mas será mesmo…👀

O fechamento de um ciclo também nos oportuniza revisar, ressignificar e dar um novo sentido aos nossos propósitos, colocando em prática um novo projeto de acordo com o nosso atual momento.

A criação em 2017 da plataforma de campanhas online do Greenpeace Brasil, “O Bugio”, sempre focou nas questões ambientais para reconectar os cidadãos à natureza e promover a qualidade de vida nos centros urbanos. Na época em que ela foi idealizada, buscava trazer para aquele momento da sociedade uma ferramenta com o intuito de, como você bem sabe, quebrar o silêncio. Um propósito de fazer a mudança acontecer através do encontro de aliados.

Mais do que encontrar pessoas com a vontade de fazer alguma diferença no mundo, nosso intuito também era disponibilizar conhecimento e ferramentas para que qualquer pessoa mobilizada com essa força de vontade, como você, pudesse somar no fortalecimento das pautas socioambientais locais, buscando por mudanças significativas no seu entorno.

Para grupos locais e voluntários super engajados do Greenpeace, fazia ainda mais sentido. Disponibilizar uma plataforma que ajudasse a estruturar a campanha, fomentar mais possibilidades para as campanhas locais e facilitar a forma de compartilhar e atrair mais pessoas somando à causa.

O Greenpeace entende a importância de inspirar as pessoas para serem protagonistas das mudanças que elas querem para o mundo - e para suas vidas. Por isso, como é importante te agradecer e enaltecer. Olha que demais você é por ser capaz de criar uma campanha local e mobilizar tantas pessoas para uma causa regional.

Mais de 723 pessoas criaram mais de 944 campanhas no O Bugio. UAU!

Nesses últimos 6 anos acreditamos que somamos significativamente para a construção de pautas locais, indicando que essa caminhada pode ser conjunta e paralela. Compartilhamos de variadas formas conhecimentos, técnicas, ferramentas e direcionamentos para que mais pessoas façam frente às questões ambientais.

Olhando pra nossa história, O Bugio fez a sua parte como ferramenta de pressão e mobilização. Entendemos que tantas vozes que uniram-se a nós estarão quebrando o silêncio por aí, independentemente do meio que usem para fazer a pressão.

🙈🙉🙊Mas como toda história linda tem começo, meio e fim, informamos que a plataforma de campanhas online O Bugio fechou seu ciclo no início deste 2024.

Sim, a plataforma em si deixa de existir, mas não toda a sua bagagem, contribuição e 229.347 pessoas que já passaram pela plataforma dando o seu apoio.

O Greenpeace Brasil atua com pautas macros, mas elas vão se conectar de alguma forma com os desdobramentos do desmatamento e da crise climática que serão sentidas por todos nós, onde quer que estivermos. E estão conectadas às práticas de políticas públicas e atuação social coletiva de vigilância.

É um ciclo que se fecha e outro que se inicia. Mas sabemos que há muitas pessoas cheias de vontade que irão agitar as coisas por aí. Contamos com isso ✊

Queremos agradecer e parabenizar aos grupos, voluntários e voluntárias que somaram nessa parceria durante todo o desenvolvimento do Bugio. Essa caminhada foi incrível e o movimento socioambiental ganhou demais! 🥹

Qualquer dúvida, podem contar comigo e com a Lika Gonçalves  Greenpeace Brasil :)