“Da intenção para a ação”


    Está com alguma dificuldade ou quer explorar todo o potencial do Bugio? Entre aqui e veja o nosso manual.

    Onde você vê uma oportunidade para uma mudança positiva? Percebeu algo de errado ou alguma ameaça para o meio ambiente na sua cidade, ou tem uma ideia para tornar a sua comunidade, sua escola ou seu bairro um lugar melhor? Então esta plataforma é feita para você, que quer passar da intenção para a ação.
    O Bugio é voltado para as questões ambientais no espaço urbano. Na cidade, a natureza se manifesta de forma ampla e está diretamente relacionada a nossa qualidade de vida. Para facilitar a identificação por interesse, criamos categorias como água, mobilidade, poluição, áreas verdes, direito dos animais, entre outras.

    Campanhas de cunho difamatório, discriminatório, ilegal ou que contrariem os nossos princípios de independência política e financeira e não-violência. Para mais detalhes, confira nossos termos e condições.

    Após se cadastrar no Bugio, você já pode criar a sua campanha, que é a sua causa, aquilo que deseja mudar ou melhorar. Depois de pronta, você pode compartilhá-la com a sua rede de contatos. Não é preciso ser um especialista no tema da campanha, só estar disposto a aprender coisas novas ao longo do caminho e a defender seu objetivo.

    Pela plataforma é possível publicar conteúdos sobre o andamento da campanha, como fotos, vídeos, textos e criar um fórum de discussões para manter seus apoiadores sempre informados e engajados. O sistema gera automaticamente atualizações periódicas sobre o progresso da petição, informando o número de assinaturas coletadas e estabelecendo novas metas.

    Sim. Seu apoio assinando e divulgando as petições existentes no Bugio é fundamental para fortalecermos o movimento coletivo e obtermos as vitórias.

    A lista de pessoas que compartilham um compromisso ou preocupação comum fornece uma visão muito útil do nível de apoio público para uma questão. As petições nem sempre precisam de um número alto de assinaturas para ter impacto. Pense sobre sua rua: 20 vizinhos podem ser suficientes para exigir de alguém uma decisão importante para a comunidade.
    Uma petição pode mudar a maneira como as pessoas pensam ao levar a mensagem da sua causa para as conversas com amigos, familiares, vizinhos, colegas da igreja ou da escola, consumidores, chegando ao seu representante político ou líder empresarial. É ainda mais eficaz quando você planeja a entrega da petição para o seu alvo de forma criativa ou pessoalmente. Mas isso não irá acontecer sem que você ponha sua energia para ajudá-la a crescer.

    O Bugio te ajuda a levar sua campanha para as ruas. Você pode baixar uma cópia da petição para recolher assinaturas pessoalmente e, em seguida, introduzir os dados na plataforma. Também é possível imprimir uma cópia da petição com as assinaturas para entregá-la ao seu alvo. Além disso, você pode mandar um e-mail para gente e pedir dicas. Temos especialistas em Mobilização para te ajudar.

    O Bugio não é apenas uma plataforma para a criação de campanhas online. O diferencial desta plataforma é que você vai contar com a ajuda de uma galera que tem conhecimento no processo de criação de uma campanha e de mobilizações.
    A Equipe de Mobilização do Greenpeace Brasil pode te ajudar na identificação do alvo e do pedido, na montagem da sua campanha na plataforma e nas diversas formas que você pode espalhar sua campanha, deixá-la ativa e conquistar mais apoiadores, tanto online, quanto nas ruas.
    Temos conhecimento, materiais e muita disposição para te ajudar a vencer sua campanha. Então não pense duas vezes antes de pedir ajuda: obugio.br@greenpeace.org.

    Vários fatores influenciam para que as campanhas entrem na página inicial do Bugio: quando estão chegando em sua vitória; quando apresentam um rápido crescimento ou um bom desenvolvimento; ou aquelas que são ligadas às campanhas do Greenpeace Brasil.

    Os dados dos apoiadores coletados a partir da assinatura da petição permanecem sob propriedade do Greenpeace Brasil. Mesmo sendo possível enviar e-mail para seus apoiadores pelo site, as leis de privacidade nos impedem de partilhar os contatos deles com você.

    Isso varia muito. Às vezes, você irá vencer uma campanha rapidamente, e isso é uma sensação incrível. Outras vezes, uma campanha precisa de um movimento de apoiadores por trás dela para realmente ter sucesso. Quando as barreiras para a mudança são altas, esse tende a ser o caso.

    Movimentos são feitos por grupos de pessoas que estão unidos em torno de um propósito comum. No geral, essas pessoas podem ter profissões e interesses diferentes, mas se unem por uma causa importante para elas. Você não pode construir um movimento sozinho. Ele nasce e cresce através da colaboração e compartilhamento de habilidades. Alguns tendem a ser naturalmente líderes, mas todo mundo tem algo a contribuir e um papel a desempenhar na construção de uma mudança de longa duração. Construa e invista nas relações pessoais para assegurar que sua equipe seja forte e diversificada. Veja mais aqui.

    Sim. Você pode encerrá-la quando atingir o objetivo ou quando quiser. Só lembre-se de informar seus apoiadores sobre sua decisão.

    É triste vê-lo ir, mas você pode cancelar a qualquer momento clicando no link que aparece na parte inferior dos e-mails que recebe do site.