Skip to main content

Para: O apoio da população e de organizações

Abelhas e os agrotóxicos- Projeto hivefive

Abelhas e os agrotóxicos- Projeto hivefive

Nós da equipe (Halo)gênios, somos um grupo de estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Nacional, temos uma disciplina chamada Ciência e Cidadania que tem o intuito de estimular práticas que integrem a pesquisa científica à proposição de soluções criativas e viáveis para problemas comunitários, em um exercício de cidadania que transcende a realidade imediata, para que os alunos sejam capazes de analisar e intervir nos contextos social, político e econômico nos quais estão inseridos.
Para realizar o objetivo trazido pela disciplina Ciência e Cidadania criamos o projeto Hive Five, que tem o objetivo de diminuir a Síndrome do Colapso das Colônias de abelhas, essa síndrome ocorre quando as abelhas operárias abandonam suas colmeias com a abelha rainha e as crias, em função disto as colmeias morrem mais depressa e as abelhas operarias também pois seu tempo de vida sem uma colmeia é menor. No Brasil a maior causa dessa síndrome é o uso de agrotóxicos, em especial os altamente e extremamente tóxicos, pois é cientificamente comprovado que eles causam uma confusão nas sinapses das abelhas.
Dessa forma, a equipe criou uma cartilha, com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia, que será entregue para os produtores rurais onde são apresentadas formas alternativas para proteger as culturas, incluindo o incentivo na utilização de defensivos agrícolas que são tão eficientes ou mais do que os agrotóxicos, além de não serem prejudiciais para as abelhas ou para o organismo humano. Nessa cartilha também é apresentado a importância das abelhas e demonstrado o benefício destas nas culturas – onde as culturas que têm abelhas polinizando apresentam um produção maior do que aquelas sem este agente. Além disso pretende-se fazer uma consultoria com os produtores que receberam as cartilhas, onde será explicado qual é a melhor opção de defensor agrícola para cada cultura.
Acreditamos que focar apenas nas áreas rurais não seria o suficiente, então planejamos a segunda parte do projeto que é focado nas abelhas que vivem nas áreas urbanas. Muitos sites que tratam sobre abelhas e sustentabilidade, o site ecycle está entre eles, afirmam que uma forma de ajudar a diminuir a Síndrome do Colapso das Colônias é cultivando plantas que as abelhas gostam de polinizar. Seguindo essa linha de pensamento pretendemos fazer uma boutique de flores, no Colégio Nacional da unidade Araguari, onde distribuiremos mudas de: lavanda, erva-gato, sálvia, coentros, tomilho, funcho, borragem, crocus, ranúnculos, aster, malva, anêmona. campanula, gerânio, calênaula, alisso, papoila, girassol, zinia, cleome e heliotrópio (essas flores e ervas estão entre as favoritas das abelhas). Além da distribuição das mudas iremos promover a conscientização das pessoas referente a importância das abelhas no nosso ecossistemas bem como as consequências de não revertermos o quadro atual, principalmente ao levar-se em consideração que apenas no Rio Grande do Sul 400 milhões de abelhas morreram desde Dezembro de 2018 devido a Síndrome de Colapso de Colmeias.

Por que isso é importante?

Segundo o site SemAbelhaSemAlimento , as abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas existentes.
Sem as abelhas, tanto a renovação das matas e florestas, como a produção mundial de frutas e grãos ficariam comprometidas. O equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade sofreria um sério impacto, o que afetaria diretamente o ser humano de diversas maneiras.
O físico e prêmio Nobel alemão Albert Einstein exercitou o pensamento de como seria um mundo sem abelhas, e sintetizou um pensamento que se mostra um dos mais sábios:
“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” Albert Einstein (1879/1955)
Dessa forma, nós pedimos a sua colaboração e a de sua empresa para que consigamos colocar o Hive Five em pratica, pois ele tenta aumentar a sustentabilidade do planeta e resolver um problema de escala mundial de forma simples e eficaz.
Atenciosamente,
Equipe (Halo)gênios

Avenida Araguari - Osvaldo Rezende, Uberlândia - MG

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Atualizações

2019-10-06 11:03:04 -0300

100assinaturas alcançadas

2019-10-05 16:53:25 -0300

50assinaturas alcançadas

2019-10-05 14:11:12 -0300

25assinaturas alcançadas

2019-10-05 11:58:53 -0300

10assinaturas alcançadas