Para: WWF; Ibama; Ministério do Meio Ambiente; ONU; Karelia Tobacco; Philip Morris; British American Tobacco; Altria; Grupo Gallaher ; Japan Tobacco ; GretaThunberg; Souza Cruz BAT Brasil; ICMBio

Bitucas poluem e matam: Pressione os fabricantes e governos para ações urgentes!

Bitucas poluem e matam: Pressione os fabricantes e governos para ações urgentes!

Bitucas de cigarros são um dos lixos que estão no ranking dos mais encontrados nos litorais, segundo pesquisas já poluem os oceanos tanto quanto plásticos* (Bitucas de cigarro poluem mais que plástico ~ Vida de Aquarista) e passam em média 15 anos poluindo nosso meio ambiente, sendo esse vilão o grande responsável por contaminação das águas, precipitação de incêndios nas florestas e tão pior, pela morte e extinção de espécies de aves e animais marinhos. Além da intensa presença nas praias sabemos que bitucas são facilmente jogadas também no chão das cidades, estradas e que no fim das contas acabam parando nos rios, mares e florestas.

Tendo em vista a crescente preocupação com o meio ambiente por todo o mundo e visando especialmente o Brasil com as questões das crescentes queimadas e mudanças climáticas, espécies e ecossistemas em risco de extinção, acredito que os grandes fabricantes de produtos muito poluentes, nesse caso em especial os fabricantes de cigarros também deveriam adotar medidas sustentáveis efetivas, pois eximi-los dessa causa ou transferir a responsabilidade apenas para as politicas publicas não são suficientes para dar conta desse problema.

Precisamos fazer nossa parte e também nos mobilizarmos na cobrança dos fabricantes desses produtos poluentes para que eles possam usar parte do lucro com pesquisas tanto nos processos de produção, como em seus produtos, descartes e reciclagem dos mesmos, que possam ser melhorados e cada vez menos nocivos ao nosso planeta.

Tive o conhecimento da empresa brasileira de reciclagem de bitucas, a Poiato Recicla ( https://poiatorecicla.com.br/ *), e creio ser uma opção importante de solução eficiente para essa questão, já que trata diretamente do lixo que é gerado pelos consumidores dos cigarros em sua maioria desses grandes e ricos fabricantes. Ações com a Poiato Recicla, como espalhar coletores de bitucas pelos principais litorais e estabelecimentos para destina-las a reciclagem, por exemplo, é um bom inicio para o pagamento "de uma certa divida acumulada" de anos e anos de descuidos e descartes indevidos, visando amenizar um pouco de toda demanda desse lixo: a natureza aliviada agradecerá e a humanidade com certeza vai reconhecer cada vez mais empresas com esses tipos de ações, sendo bom até mesmo para a imagem da marca que aderir à essas causas.

Se já existem algumas soluções para os problemas que essas bitucas causam, porque não aproveita-las melhor?

Além de utilizar processos de reciclagem como da Poiato Recicla, que já traz junto um trabalho sócio-educativo de sustentabilidade até mesmo no intrínseco exercício da mudança de hábitos, existem muitas outras soluções que também podem gerar impactos positivos, como por exemplo, utilizar obrigatoriamente as já existentes bitucas biodegradáveis* na fabricação desses cigarros, e se possível essas ações também poderiam se tornar lei, mediante as urgências em nosso ecossistema.

As politicas públicas também precisam ser mais cobradas por ações, pois geralmente são ineficazes em recolher tamanha demanda, além da necessidade de aprimorar e inovar leis de defesa do meio ambiente, de regulamentação e fiscalização dos responsáveis pelos poluentes, por processos de saneamento básico, coletas seletivas, reciclagem, ampliação da educação ambiental e de descartes, incentivo a pesquisas cientificas, entre outros.

A exemplo disso, podemos também ter nos maços de cigarros um espaço informativo em função do Ministério do Meio Ambiente com orientações sobre descartes e leis ambientais, assim como com o Ministério da Saúde, mas pela saúde também do nosso planeta.

Voltando aos fabricantes, também poderia ser realizada venda de Kits dos cigarros com "bituqueiras portáteis" junto, ampliando assim a consciência e praticidade para os fumantes com o descarte das bitucas. Como exemplo, temos esse tipo de bituqueiras portáteis utilizadas como habito comum no Japão.

Por um novo ano com mais despertar, responsabilidade e ações conscientes, importantes e respeitosas das quais nosso planeta tanto necessita.

Referencias:
Reciclagem de resíduos de cigarro - YouTube

Cidades e Soluções visita a Poiato recicla - YouTube

*Bitucas de cigarro poluem mais que plástico ~ Vida de Aquarista

*Plastic straw ban? Cigarette butts are the single greatest source of ocean trash (nbcnews.com)

*Empresa desenvolve bitucas de cigarro biodegradáveis (ecycle.com.br)

Por que isso é importante?

Precisamos cobrar ações diretamente dos governantes e dos grandes fabricantes de cigarro pela crescente preocupação com o meio ambiente por todo o mundo, visando especialmente o Brasil com as questões das crescentes queimadas e mudanças climáticas, pelas espécies e ecossistemas em risco de extinção, afinal, as bitucas de cigarros são um dos maiores poluentes mundiais e responsáveis por contaminação das águas, precipitação de incêndios nas florestas e tão pior, pela morte e extinção de espécies de aves e animais marinhos.