Para: Ministro do Meio Ambiente e Diretores Presidentes das autarquias ANA e ANEEL

Chega De Usina em Piraju!

Chega De Usina em Piraju!

A população de Piraju está lutando contra a construção de mais uma usina hidrelétrica no Rio Paranapanema, único rio completamente limpo do Estado de São Paulo.
Para isso será necessário excluir do inventário hídrico nacional o último trecho de corredeiras do Rio Paranapanema no município de Piraju, Estado de São Paulo/Brasil.
A cidade já contribui significativamente para o abastecimento energético do país, sendo uma das cidades mais usinadas do mundo. No território do município já estão instalados três barramentos com cinco aproveitamentos hidroelétricos, sendo duas usinas, três PCHs e quatro lagos.
O Rio Paranapanema é o único não poluído industrialmente no Estado de São Paulo e possui 929 km de extensão, desde a nascente, no município de Capão Bonito/SP, até a desembocadura do Rio Paraná. É um rio inteiramente represado por barramentos de hidrelétricas e tem seus últimos 7,5 km de calha natural dentro do município de Piraju.

Por que isso é importante?

Dos quase 50 municípios do Vale do Paranapanema, Piraju é o único a ter a sua área urbana cortada pelo rio. O "Panema" corre praticamente dentro da região central da cidade, daí a relação da comunidade pirajuense com o rio ser tão intensa e apaixonada.
Nossa história já foi violada com inundações de sítios arqueológicos datados de até 8000 anos, e neste último trecho de calha natural do rio Paranapanema, há também sítios de valor histórico e arqueológico inestimáveis, que devemos e lutamos para preservar.
O Salto do Piraju, também localizado no último trecho de rio ameaçado, é lugar de memória, de história, pois trata-se do local de fundação de nossa cidade.
O Parque Natural Municipal do Dourado é uma Unidade de Conservação e Proteção Integral, criado pelos legisladores locais com diretrizes traçadas pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação). Trata-se de uma área de preservação ambiental e de recreação para a comunidade local e regional. Há ainda nesse Parque, já catalogados mais de 230 espécies de aves, muitas delas, raras.
Ainda nessas corredeiras há duas espécies de peixes que estão no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio/MMA) e no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no Estado de São Paulo (SMA), que são o Dourado, peixe que dá nome ao município de Piraju (Pira = peixe e Ju = amarelo/dourado) e o Surubim-do-Paranapanema, peixe de couro que vive nas partes mais fundas do rio, cujo primeiros estudos de pesquisadores da UFRJ e da USP, é um bagre pré-histórico datado de 15 milhões de anos".
Outro aspecto fundamental a ser considerado é o Programa Social da Escola de Canoagem, que utiliza as corredeiras para a prática da modalidade Slalom. Fundada no início dos anos 2000, a escola revela talentos internacionais como Pedro Henrique Gonçalves (Pepê), Charles Corrêa e Anderson Oliveira, medalhistas que ficaram entre os 10 melhores do mundo nas Olimpíadas de 2016. O local de treinamento é considerado por especialistas a melhor pista de corredeiras naturais do Brasil.
Finalmente, Piraju é uma Estância Turística, e possuir em seu território o último trecho de calha natural do Rio Paranapanema constitui um valioso patrimônio ecológico, cuja utilização racional e sustentável é uma aspiração de toda a comunidade, com vistas ao desenvolvimento do turismo de aventura e ecoturismo.
Apesar de toda essa riqueza elencada, sofremos constantemente ameaças de grupos interessados em ganhar dinheiro as custas de destruir a história do rio com a comunidade, represando nossas águas.
A última investida dos grupos interessados no barramento levou à anulação das várias leis de proteção deste trecho, através de demanda pela justiça, onde o Supremo Tribunal Federal (STF) as julgou inconstitucionais.


Motivos para assinar

  • chega de hidroeletricas, queremos energia solar já!
  • Chega de usinas já tem demais nosso rio é muito bonito para ficar acabando com o pouco que resta acabando com a natureza
  • Salve o ecossistema!!!

Atualizações

2017-05-25 01:37:17 -0300

1,000assinaturas alcançadas

2017-02-22 11:11:39 -0300

500assinaturas alcançadas

2017-02-21 14:29:51 -0300

100assinaturas alcançadas

2017-02-21 13:44:55 -0300

50assinaturas alcançadas

2017-02-21 13:12:00 -0300

25assinaturas alcançadas

2017-02-21 12:41:36 -0300

10assinaturas alcançadas