Skip to main content

Para: Prefeito Roberto Cláudio e Governador Camilo Santana

Defenda as Dunas da Sabiaguaba

Entre no nosso grupo do Whatsapp: linktr.ee/fortalezapelasdunas

PREFEITURA DE FORTALEZA APROVEITA A PANDEMIA PARA APROVAR PROJETO DE DESTRUIÇÃO DE DUNAS NA SABIAGUABA
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No dia 08 de julho, o Conselho Gestor da Sabiaguaba, coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), se reuniu e aprovou projeto de loteamento com área superior a 50 hectares, em Área de Proteção Ambiental (APA) da Sabiaguaba, na zona de amortecimento do Parque do Cocó. Isso significa o potencial desmatamento de mais de 50 campos de futebol de florestas, onde habitam várias espécies de animais, além de ter uma rica biodiversidade de vegetação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Votaram contra apenas o Instituto Verdeluz e a Associação Náutica Desportiva da Abreulândia - ANDA. Votaram a favor 14 instituições que especificamos a seguir:
Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente – SEUMA
Secretaria Regional VI - SER VI
Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza - SETFOR
Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – SEPOG
Coordenadoria Especial de Articulação Política – CEAP
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – HABITAFOR
Coordenadoria de Biodiversidade – COBIO/SEMA
Câmara Municipal de Fortaleza
Procuradoria Geral do Município – PGM
Associação dos Moradores e Amigos da Gereberaba – AMAG
Universidade Estadual da Ceará – UECE
Imobiliária M. Tadeu Ltda.
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB
Associação dos Comerciantes e Moradores da Praia da Abreulândia – ACOMPA
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Durante a votação, conselheiros do Verdeluz tentaram levantar o debate, mas foi vetada qualquer tentativa de diálogo ou de adiar a votação. Repudiamos essa tentantiva de se utilizar de um momento de pandemia, em que a comunidade não poderia participar presencialmente das reuniões, para aprovar um projeto tão potencialmente destruidor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Precisamos pressionar o Prefeito Roberto Cláudio e o Governador Camilo Santana para que não levem à frente esse projeto absurdo e para que protejam ativamente essa área. Compartilhe esse vídeo e pressione nas redes socais!

Por que isso é importante?

Regulação/Produção de gases
Regulação da composição química atmosférica (balance de CO2/O2; níveis de SO2) através do bosque arbóreo. Produz gases nas fases de decomposição da matéria orgânica, produção de metano e demais compostos através das fases de oxidação e redução. Interfere na composição atmosférica através dos gases emitidos com a produção de matéria orgânica
Controle biológico Regulação da dinâmica trófica de populações. Complexa cadeia alimentar com biodiversidade vinculada a mais de 200 espécies vegetais e demais componentes de fauna que promovem fluxos gênicos com os manguezais. Oscilações das marés, relações com os ecossistemas dunar, lacustres e áreas úmidas, com as sazonalidades climáticas, promovem um complexo ecossistema que regula a produtividade primária.
Regulação do clima
Ameniza as condições climáticas locais através das rajadas de vento associadas ao canal estuarino e o bosque de manguezal, influência no microclima, evapotranspiração e fotossíntese, evapotranspiração nos bosques de dunas fixas e manguezal. Influencia no albedo e promove a captura de dióxido de carbono. A cobertura vegetal evidencia as relações climáticas, pedológicas e disponibilidade de água nos sistemas ambientais.
Suplemento de água
Armazenamento e retenção da água (dinâmica dos aquíferos e reservatórios). Conjunto de aquíferos associados aos componentes morfológicos do sistema costeiro. Por meio das interconexões com os aquíferos dunar e tabuleiro litorâneo; regula as propriedades físico-químicas das áreas úmidas e do manguezal através dos níveis de salinidade e densidade entre os aquíferos. Disponível através de poços e quando o lençol freático aflora origina lagoas interdunares e no setor entre as dunas e o ecossistema manguezal.
Proteção da costa contra extremos (climáticos, deslizamentos, enchentes) e regulação dos sistemas hídricos superficiais e subterrâneos Amortece o efeito do escoamento superficial e processos erosivos derivados das precipitações. Controla o aporte de água doce no aquífero e das enchentes, pois a composição granulométrica favorece a infiltração da água da chuva e a cobertura vegetal minimiza os efeitos erosivos do escoamento superficial. Promove volume de água para os fluxos hidrológicos integrados com a bacia hidrográfica e os demais ecossistemas estuarinos. Os eventos pluviométricos de elevada turbulência são amortecidos no setor das dunas fixas. Durante os eventos de estiagem controla a quantidade e da água disponível para o aquífero dunar (reserva estratégica de água doce). Os eventos pluviométricos de elevada turbulência são amortecidos e distribuídos sobre o bosque de mangue. Produção e distribuição de sedimentos areno-argilosos e dinâmica da cobertura vegetal. Fluxos de matéria e energia consumidos e dissipados através da relação com os demais componentes geoambientais e ecodinâmicos.
Amortecimento das consequências previstas pelo aquecimento global
O complexo dunar do Cocó atua como sistemas responsáveis pela manutenção das propriedades amortecedoras dos efeitos projetados pelo aumento da temperatura média e subida do nível do mar (erosão costeira, incremento dos extremos climáticos associados às precipitações pluviométricas, salinização do lençol freático e mudanças na dinâmica de produção e distribuição de nutrientes, entre outros). O volume de água doce do aquífero dunar atua como barreira ao processo de salinização dos aquíferos quando da possível entrada da cunha salina.
Ciclagem de nutrientes
Armazenamento, ciclagem interna, processamento e aquisição de nutrientes (fixação de N, P e outros elementos do ciclo de nutrientes). Os complexos dunar, áreas úmidas e estuarinos integram-se para a produção de nutrientes representando a base da biodiversidade local integrada com o estuário do rio Cocó.
Polinização
Movimento de gametas para a reprodução de populações. Os fluxos de matéria e energia proporcionam interconexões entre os ecossistemas proporcionando elevado potencial de produção e distribuição de pólens e plântulas (predominantemente pelos fluxos eólico, fluvial, fluviomarinho e deriva litorânea). As dunas fixas intervêm diretamente na definição dos corredores ecológicos entre o tabuleiro pré-litorâneo s e o estuário.
Refúgio de vida silvestre Habitat para populações residentes e migratórias (acolhida de aves migratórias). Os complexos estuarinos estão associados à elevada diversidade de avifauna; suporte ecossistêmico para as aves migratórias. As dunas resguardam suporte ecológico para uma diversificada fauna com a elevada diversidade de flora.
Produção primária e de alimento Conjunto de componentes ecológicos vinculados à produção de componentes bioquímicos para a produção e distribuição de nutrientes para uma diversificada fauna e flora. Parte da produção primária bruta transformada em matéria prima e alimento. Reações geoambientais e ecodinâmicas associadas à formação, disseminação e consumo (produção de matéria orgânica) dos bosques de dunas fixas, mangue e demais componentes florísticos existentes nos ecossistemas. Vínculos complexos com a produção pesqueira.
Recursos genéticos
Produção de materiais e produtos biológicos para medicina, material científico, obtenção de genes resistentes a pragas e espécies ornamentais. Usos tradicionais da fauna e flora. Atividades de pesquisa. Abordagem integrada evidenciando os complexos de dunas fixas, áreas úmidas e estuarinos. Resgate de usos tradicionais da fauna e flora.

Fortaleza - CE, Brasil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL


Motivos para assinar

  • Meio ambiente acima dos interesses econômicos de uma minoria.
  • Por que essas dunas são um lugar turístico e faz parte das nossas vidas
  • Somos UM 🌎

Atualizações

2020-07-11 10:34:41 -0300

20,000assinaturas alcançadas

2020-07-10 16:46:23 -0300

10,000assinaturas alcançadas

2020-07-10 14:03:12 -0300

5,000assinaturas alcançadas

2020-07-10 11:54:05 -0300

1,000assinaturas alcançadas

2020-07-10 11:31:02 -0300

500assinaturas alcançadas

2020-07-10 10:51:03 -0300

100assinaturas alcançadas

2020-07-10 10:39:50 -0300

50assinaturas alcançadas

2020-07-10 10:30:54 -0300

25assinaturas alcançadas

2020-07-10 10:21:14 -0300

10assinaturas alcançadas