Skip to main content

Para: Greenpeace Brasil / Rainforest Action Network / Funbio - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade / IUCN: International Union for Conservation of Nature / WWF-Brasil / TNC – The Nature Conservancy / http://www.environment-agency.gov.uk/

Destruição Eminente de Recursos Naturais e Atmosfera.

O planeta está ameaçado pela devastação criada pela Agropecuária. É o dever de todas as Organizações governamentais e não governamentais se unirem mundialmente e exigirem medidas urgentes dos governantes e pecuaristas de todo o mundo e principalme do Brasil para barrar esta destruição. Que seja exposto diante de todas as nações a gravidade do problema e o descaso do Brasil. Mato Grosso, Goiás, Tocantins e em especial o Pará.

Por que isso é importante?

Estamos diante de uma eminente catástrofe causada pela Indústria Agropecuária. Não podemos ficar de braços cruzados diante desta informação concedida pela ONU.
http://www.un.org/apps/news/story.asp?newsID=20772
""O gado é um dos que mais contribuem significativamente para os problemas ambientais mais sérios de hoje", disse Henning Steinfeld, do alto escalão da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). "Urgente, ação é necessária para remediar a situação."
A criação de gado é também uma das principais fontes de degradação da terra e da água. A agropecuária é a maior produtora de gás metano do planeta e sozinha emite mais gases para o efeito estufa do que toda frota "mundial" de carros, caminhões, trens, navios e aviões. O gás metano da pecuária é 86 vezes mais destrutivo que o dióxido de carbono dos veículos. Vejamos: A Agropecuária é causadora da emissão do gás metano, a maior causadora do desmatamento Amazônico por fazendas de criação de gado e plantações para alimentação do gado. O consumo de água é absurdamente grande pois se inicia com a plantação de grãos que serão utilizados na alimentação do gado, em torno de 128,5 trilhões de litros de água e fazem sim parte do produto final. Notem o tamanho deste problema. O gado atualmente utiliza 30% da superfície total da terra, principalmente pastagens permanentes, mas também inclui 33% da terra arável global usada para produzir alimentos para gado. A Agropecuária é a maior causadora de desmatamento, especialmente na América Latina, onde, por exemplo, cerca de 70% das antigas florestas da Amazônia foram entregues ao pastoreio. Ao mesmo tempo, os rebanhos causam degradação da terra em larga escala, com cerca de 20% dos pastos considerados degradados pelo pastoreio, compactação e erosão. Este valor é ainda mais elevado nas terras secas, onde políticas e gestão inadequada do gado contribuem para o avanço da desertificação. O setor de gado está entre os setores mais prejudiciais aos recursos hídricos, cada vez mais escassos no planeta, contribuindo também para a poluição da água com resíduos animais, antibióticos e hormonais, produtos químicos de curtumes, fertilizantes e pesticidas utilizados para a pulverização. No Brasil, tivemos vários homicídios de homens e mulheres que lutaram sozinhos em uma guerra que deveria ser travada por todos nós, destaca-se o caso a Americana Dorothy Stang ativista dos direitos socioambientais, que morreu por lutar contra a devastação da Amazônia no Pará.
Sabemos das dificuldades, então peço que “assinem”, vamos unir forças exigindo que as Organizações Ambientais façam a sua parte mediante a este problema Mundial e deixem de serem omissas. Diante do exposto e da complexidade do problema que se façam campanhas sem sessar de conscientização para a redução do consumo de carne. Estamos destruindo nossos recursos naturais em todo planeta. O Brasil contribui com cerca de 40 por cento para a produção agrícola global, a exportação de carne Brasileira tem trazido prejuízos aos recursos naturais do país. Em troca de que? Devemos exigir dos governantes mundiais, leis que limitem a expansão da Agropecuária urgente, que criem impostos de acordo com esse exorbitante consumo de água, que desencorajem os criadores, que criem iniciativas de biogás para reciclagem de estrume (como sita o relatório da ONU), que busquem de todas as formas possíveis amenizar este problema antes que se acabem os recursos naturais, uma vez que o consumo excessivo de água mediante a escassez é um problema ambiental cujos impactos tendem somente a aumentar. Acompanhamos diariamente campanhas abordando o efeito estufa pedindo para a população mundial haja de forma consciente. Ótimo, este é o dever de todos, cuidar em quando se pode, mas os governantes e as ONG's estão deixando de lado o “maior contribuinte para o efeito estufa” entre todos os emissores de dióxido de carbono e outros gases no Planeta : a Agropecuária, ela produz o Gás Metano a partir do excremento animal que é 86 vezes mais destrutivo que o dióxido de carbono, imaginem a grandeza disso se atualmente o gado utiliza 30% da superfície da terra de todo planeta e também 33% da terra arável global para produzir alimento de gado. Uma escala gigantesca de excremento produzindo o terrível metano sem sessar. Com isso, ainda temos a contaminação do solo e recursos hídricos por antibióticos, hormônios e produtos químicos diversos, fertilizantes e pesticidas. Sobre a água, de acordo com uma breve pesquisa descobri que para produzir cada 1 quilo de carne se consome 15.000 litros de água. Subentende-se que este consumo iniciasse desde a produção dos grãos no plantio até o consumo para o animal que necessitam de grãos e precisam intensamente de água. Um boi adulto pesa em torno de 12 a 18 arrobas/ 240 a 270 quilos. Entendesse que o boi para chegar a este peso são necessários 365 dias somando um total de consumo de água de 4.050.000 L (quatro milhões e cinquenta mil litros de água) por animal. Então pensemos se 30% da superfície da terra é tomada pela Agropecuária imagine a proporção deste consumo. A indústria Agropecuária é uma das que mais crescem atualmente e a perspectivas atuais é que cresça mais ainda para os próximos anos. De acordo com a revista Globo Rural de 2002 a 2016 a Industria Agropecuária cresceu o VBT de R$ 218,7 bilhões para R$ 503,6 bilhões.
Só com muita disposição e ação conseguiremos. Para que nada aconteça, basta que ninguém faça nada.
Assinem!

Brasil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Atualizações

2018-11-30 09:09:32 -0200

50assinaturas alcançadas

2017-07-08 04:41:17 -0300

Esperar o que de um País com este governo? O atual presidente quer aprovar um projeto lei que irá esquartejar a Amazônia 1 MILHÃO de hectares de floresta protegida. Veja no vídeo abaixo os maiores interessados nesta questão. Se permitirmos que isso aconteça estaremos colaborando com o inicio do fim da Floresta Amazônica que será dividida em ilhas de mata deixando a totalmente vulnerável a Agropecuária e sua total destruição.

2017-07-08 04:22:31 -0300

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA - VERGONHA BRASILEIRA - GLOBO RURAL -
https://www.youtube.com/watch?v=4z1ia-e93Gs

2017-07-08 03:39:34 -0300

Parece piada quando assistimos a um vídeo como este... Não haverá futuro novas gerações!!! enquanto ficarmos calados...
https://www.youtube.com/watch?v=DPmqEWevo-M

2017-07-08 03:10:46 -0300

https://www.youtube.com/watch?v=EhIEA2kaOlg

2017-07-07 17:27:03 -0300

25assinaturas alcançadas

2017-06-19 02:57:36 -0300

http://radar64.com/noticia/belmonte-e-cabralia-lideram-ranking-de-desmatamento_35596.html

2017-05-17 11:08:33 -0300

10assinaturas alcançadas