Para: Prefeito de Porto Alegre e Câmara de Veredores

Fora Complexo Belvedere

Fora Complexo Belvedere

Pedimos que a obra planejada para ser realizada na área verde entre a Avenida Senador Tarso Dutra e a Avenida Cristiano Fischer seja cancelada, tendo em vista que toda a área verde será derrubada e os animais que vivem na área desabrigados.

Foram localizadas, no site da SMAM, as seguintes licensas expedidas para o projeto da Belvedere Participações Ltda(11.470.815/0001-50) referentes ao projeto de um shopping, de um mercado e duas ruas que conectarão o projeto à Perimetral:
LP016364 de 2016,
LP017327 de 2017,
LP017814 de 2018 e
LI019034 de 2020.
Ali constam as informações referentes às licenças, bem como os documentos oficiais dos licenciamentos.
Fonte: http://www1.portoalegre.rs.gov.br/smamlicencas/pw_LICc.asp?tpSel=2&dsSe…

Enquanto a atenção da mídia está voltada para a pandemia de covid19, vários pontos do Código Ambiental foram alterados, bem como está sendo liberado licenciamentos sem a devida fiscalização.

Segue notícia sobre a liberação da obra, com informações sobre a mesma:
"...o grupo Zaffari obteve a licença para início da construção do complexo comercial Belvedere, que prevê a instalação de shopping center, supermercado e edifício de escritórios na Zona Leste, a um custo de R$ 850 milhões. A obra será realizada em um terreno entre as avenidas Cristiano Fischer e Senador Tarso Dutra (Alto Petrópolis).

As obras devem ter início “quando a pandemia passar”, prevê a administração municipal. O documento autoriza o empreendedor a iniciar as obras de um hipermercado com cerca de 33,4 mil metros quadrados de área construída, orçado em quase R$ 65 milhões. A estimativa é de que a operação gere 700 empregos diretos.

Além do hipermercado, o Belvedere terá uma torre comercial com cerca de 32 mil metros quadrados e um shopping com 146,5 mil metros quadrados. Ambos aguardam a autorização, que segue um cronograma de prazos legais. Dentre as contrapartidas para a cidade está a estrutura viária no entorno do complexo e uma praça aberta ao público."
https://www.osul.com.br/liberada-construcao-de-complexo-comercial/

A construção de uma praça na esquina da Rua Engenheiro Antônio Carlos Tibiriçá com a Avenida Cristiano Fischer já está em andamento, tendo levado consigo uma parte da mata derrubada.

Por que isso é importante?

Para a construção do Complexo Belvedere, será desmatada toda uma região de mata que abriga dezenas de animais. Alguns animais, como aves e insetos, já estão sendo vistos por moradores por terem seus locais removidos.

Porto Alegre, RS, Brazil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Categorias