Para: Rodrigo Maia, Presidente da Câmara

Hortas comunitárias no lugar de terrenos baldios

Hortas comunitárias no lugar de terrenos baldios

Queremos ter direito aos espaços de nossa cidade, melhorando as políticas públicas, incentivando a criação de hortas por ONG´s, movimentos verdes, comunidades, ocupações, assentamentos e por pessoas de todos os lugares. Podendo sim, ser possível liberar o acesso a terrenos baldios, lotes vagos, canteiros pela cidade, praças abandonadas, para assim juntos de nossa comunidade, criarmos espaços verdes e termos alimentos de verdade, de qualidade, próximos de casa, produzidos pelas pessoas, sem venenos, justo, solidário, que gere renda para a comunidade, que recupere solos, que torne a cidade um local bom para todos, valorizando a alimentação em vez de lugares privados e abandonados.

Por que isso é importante?

Hoje as cidades possuem um grande números de terrenos abandonados e sem uso a anos, onde acabam virando lixões a céu aberto, contaminando o solo, trazendo animais indesejáveis para as residências vizinhas, riscos de doenças como dengue e sem utilidade.
Ter direito à cidade é o direito de produzir um alimento de verdade e permanecer nela.
Hoje as políticas públicas dificultam práticas de segurança alimentar, existindo uma insegurança jurídica, pois não sabemos até quando as hortas urbanas poderão existir.
Acreditando que a agricultura urbana é uma declaração de amor pela cidade, precisamos nos reconectar com os espaços abandonados e transforma-los em jardins comestíveis, tendo alimentos que respeita o meio-ambiente, sem agrotóxicos e transgênicos, saudáveis, aumentando a qualidade de vida e renda para a comunidade, tendo alimentos frescos, produzindo adubos orgânicos fazendo a compostagem, recuperando espaços inativos, apropriando da cidade, criando hortas de auto-subsistência e de socialização entre as pessoas.
Então vamos aumentar a nossa voz e fazer com que ela seja mais importante que a especulação imobiliária, tendo acesso e direito de usar os terrenos baldios de nossa cidade em forma de hortas orgânicas permanentes para todos.


Motivos para assinar

  • As boas idéias devem ser incentivadas e compartilhada. A sustentabilidade deve ser prioridade, nas já devastadas áreas urbanas. Basta de concreto ! Vamos preservar o pouco que resta de verde nas grandes cidades.
  • Esse tipo de ação nos beneficia em qualidade de vida. Somos parte da natureza e precisamos preservar se quisermos viver bem.
  • Bora produzir hortas!!!

Atualizações

2018-10-17 16:49:30 -0300

500assinaturas alcançadas

2017-05-16 08:42:20 -0300

100assinaturas alcançadas

2017-05-13 02:17:19 -0300

50assinaturas alcançadas

2017-05-12 18:13:31 -0300

25assinaturas alcançadas

2017-05-12 17:28:16 -0300

10assinaturas alcançadas