Skip to main content
Join Alexis S. in signing this petition.

Para: Comunidade local (Torres, Arroio do Sal), órgãos de fiscalização ambiental.

Não ao Porto no Litoral Norte do RS

Construção de terminal portuário privado em costa arenosa, para atendimento de interesses econômicos escusos, com risco para toda a orla, as dunas, a vegetação, as aves, peixes, mamíferos e pessoas. Há três áreas de proteção ambiental nas imediações: o Parque Tupancy, o Parque Itapeva e a Ilha dos Lobos. Visitam o mar daqui, todo o ano, baleias francas, lobos e leões marinhos, cuja passagem vai estar ameaçada!

Por que isso é importante?

Alegam que em Santa Catarina já há cinco portos desse tipo, mas omitem o fato de lá haverem costões graníticos e baías protegidas que minimizam os danos ambientais. Além de todos os riscos ambientais, há argumentos mostrando cabalmente a inviabilidade econômica do empreendimento (o que levanta muitas dúvidas sobre a idoneidade dos envolvidos): os 5 portos de Santa Catarina não alcançam juntos 70% da capacidade do porto já existente em Rio Grande (que é, tecnicamente falando, um super porto); a construção de novo porto afastado no litoral norte vai implicar dragagem específica e permanente; há áreas disponíveis perto de Rio Grande para construção de novos terminais (o que aumentaria inclusive a eficácia e competitividade do novo empreendimento); um investimento infinitamente menor em ferrovias, hidrovias e estradas já existentes resolveria de forma muito mais eficaz as supostas demandas de escoamento e logística que estariam motivando a construção do novo porto. Mais informações: https://aletche.blogspot.com/2019/02/nova-ameaca-ao-meio-ambiente-novo-porto.html.

Arroio do Sal, RS

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL


Motivos para assinar

  • Aquela área é de preservação. Não pode ter porto privado
  • A construção do porto só favorecerá a empresários espertalhões da serra e irá favelizar a praia e transformá-la em um prostíbulo como todos os portos.
  • Vamos salvar nosso litoral!!!

Atualizações

2020-01-17 23:43:11 -0300

100assinaturas alcançadas

2020-01-17 15:03:51 -0300

50assinaturas alcançadas

2020-01-16 22:05:50 -0300

25assinaturas alcançadas

2020-01-16 19:16:38 -0300

10assinaturas alcançadas