Para: Transportes e Meio Ambiente

Parar o biocombustível de óleo de palma que impulsiona o desmatamento

Parar o biocombustível de óleo de palma que impulsiona o desmatamento

As florestas tropicais são desmatadas e queimadas e espécies ameaçadas, como os orangotangos, que morrem para expandir a produção de óleo de palma e outros biocombustíveis baseados em alimentos para alimentar nossos carros.

Por que isso é importante?

As políticas da UE geraram uma enorme demanda por biocombustíveis. Hoje, os biocombustíveis são feitos principalmente a partir de culturas alimentares (óleo de palma, colza, soja). Um campo de futebol de terra é necessário para abastecer apenas dois carros e meio por um ano. Mas como a maioria das terras agrícolas já está sendo usada para produzir alimentos, ecossistemas frágeis, como florestas tropicais, estão sendo convertidos em campos de cultivo para abastecer nossos carros.

Apenas uma empresa, Korindo, destruiu 50.000 hectares de florestas tropicais intocadas na ilha indonésia de Papua para cultivar palmeiras. Agora, na Europa, há mais óleo de palma em nossos carros do que em nossa comida.

Por que queimar óleo de palma em nossos carros?

Os biocombustíveis foram destinados a reduzir as emissões de veículos movidos pelas mudanças climáticas. Mas por causa do desmatamento e da drenagem de pântanos, os biocombustíveis feitos de óleo de palma, colza ou soja são piores para o clima do que os combustíveis fósseis. A cura é pior que a doença.

Agora temos uma oportunidade única para acabar com essa loucura. No dia 23 de outubro, a Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu decidirá se o uso desses biocombustíveis deve parar ou continuar como hoje. É nossa melhor chance de impedir a destruição desses habitats únicos que ameaçam os orangotangos e deslocam as comunidades locais.

Ao assinar esta petição, você está enviando uma mensagem clara ao seu membro do Parlamento Europeu (MPE) de que não aceitará florestas tropicais em chamas e a possibilidade real de extinção do orangotango no futuro, por causa dos esforços tragicamente equivocados de limpar combustíveis com biocombustíveis insustentáveis.

Categoria


Motivos para assinar

  • Parar o biocombustível de óleo de palma que impulsiona o desmatamento