Para: Governo do Distrito Federal

Passagens da Biodiversidade Agora

Passagens da Biodiversidade Agora

No Brasil, cerca de 17 animais são mortos em rodovias por segundo! Essas perdas acarretam não só o desequilíbrio ecológico da região, o que é vedado pela Constituição Federal, mas também o óbito de milhares de pessoas e o gasto de milhões de reais em indenizações. Todos essas pontos negativo podem ser evitados com a construção dos corredores ecológicos.

Por que isso é importante?

Esses corredores ecológicos impediriam novos acidentes, novas mortes de animais e de humanos, além do fato de que as autoridades públicas estariam respeitando a Lei, quando essa garante o direito à proteção ambiental e qualifica o poder público como aquele responsável pela preservação da fauna e flora.
Recomenda-se que as passagens para a biodiversidade sejam construídos com urgências, aplicando os recursos do Fundo Único do Meio Ambiente do Distrito Federal (FUNAM-DF).
Entre as rodovias solicitadas, está a Estrada-Parque Contorno (DF-001), nos trechos do ARIE Capetinga-Taquara, da Estação Ecológica do Jardim Botânico, do Parque Ecológico Bernardo Sayão, da ARIE Dom Bosco, da APM Córrego Alagado, nos trechos entre a Reserva Ecológica (RE) do IBGE e o Parque Ecológico Tororó, entre a APA do Lago Paranoá e a APA da Bacia do Rio São Bartolomeu e entre a Áreas de Proteção Ambiental (APA) Cafuringa e da Bacia do Rio Descoberto e o Parque Nacional de Brasília, além da construção dos túneis ou viadutos verdes na Estrada-Parque Indústria e Abastecimento, no trecho da Área de Proteção de Manancial Catetinho, onde estão três parques ecológicos, e entre a APA do Planalto Central (próximo ao PQNB) e a APA do Lago Paranoá, composta por 3 outros parques ecológicos nessa área.
Todas essas áreas de proteção e ecológicas citadas preservam as principais nascentes do cartão-postal Lago Paranoá, do Lago do Descoberto, do reservatório de Santa Maria e outros corpos d'água, destacando suas importâncias.

Brasilia - Federal District, Brazil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Categorias