Para: A sociedade

Lutando pela Amazônia

Lutando pela Amazônia

Jair Bolsonaro, eleito presidente do Brasil para os próximos 4 anos, defende a exploração da Amazônia para fins econômicos, como foi dito por ele em entrevista durante a campanha eleitoral em Porto Velho, Rondônia.

Sabemos, no entanto, que a mesma deve ser preservada, pois o desmatamento causa um grande colapso mundialmente, principalmente em relação à extinção de espécies tanto da flora quanto da fauna.

A Amazônia é conhecida como o "pulmão do mundo", sendo a principal vegetação mundial e contendo a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. Tal região é lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 mil aves e mamíferos e só no Brasil há uma média entre de 96 mil e 128 mil espécies de invertebrados e um quilômetro quadrado da floresta amazônica pode conter cerca de 90 mil toneladas de métricas de plantas vivas.

Além da ameaça a essa biodiversidade por conta da exploração, outro fato entra em questão, como a emissão de carbono decorrente do desmatamento, que pode contribuir drasticamente ao aquecimento global. Estudos apontam que o desmatamento insustentável da floresta poderá ocasionar redução das chuvas e assim, o aumento da temperatura na região e consequentemente, do mundo.

https://www.change.org/p/impedir-o-desmatamento-e-explora%C3%A7%C3%A3o-da-amaz%C3%B4nia?pt=AVBldGl0aW9uADQU0gAAAAAAXV1ziUhk%2B8I2NWUwOTQyNg%3D%3D&source_location=topic_page

Por que isso é importante?

A Amazônia é conhecida como o "pulmão do mundo", sendo a principal vegetação mundial e contendo a maior biodiversidade em uma floresta tropical no mundo. Tal região é lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 mil aves e mamíferos e só no Brasil há uma média entre de 96 mil e 128 mil espécies de invertebrados e um quilômetro quadrado da floresta amazônica pode conter cerca de 90 mil toneladas de métricas de plantas vivas. Necessitamos nos mobilizar e fazer uma grande manifestação em apoio a biodiversidade brasileira e do mundo;