Para: Cetesb, Prefeito e Câmara de Rifaina, Empresa MCassab (Fider Pescados), Ministério Publico
Represa de Rifaina Poluída - Não vamos deixar

Na cidade de Rifaina-SP, divisa de estado com Minas Gerais, existe a represa da Usina Hidroelétrica de Jaguara, que é uma das represas do Rio Grande.
Esta represa por anos é local de mergulho pela clareza de suas águas, pela beleza de sua praia de água doce e pela sua beleza natural e, com isso, a cidade se tornou Turística.
Há alguns anos, a empresa MCassab, que comercializa filé de Tilápia com o nome de FIDER PESCADOS, iniciou a construção de um frigorífico para abate de tilápias que seriam criadas em tanques redes numa lateral da represa.
Acontece que, com o passar dos anos, a área com esta criação em tanques vem aumentando e, em sua última expansão, tomou quase metade da passagem da represa: atrapalhando o transito de embarcações, poluindo o fundo da represa com montes de detritos de fezes de peixes, causando uma enorme mortalidade de peixes ao seu redor e a morte de muitas Garças, sem aparente causa. Isso sequenciou o aparecimento de muitos Urubus, de muitas algas e causou vários outros danos ambientais que atribuímos ao crescimento desta Fazenda de Peixes.
Por que isso é importante?
Eu e um grande número de rancheiros, mergulhadores, frequentadores e moradores da Rifaina nos reunimos virtualmente por meio de um grupo de WhatsApp, e viemos pedir o vosso apoio para impedir a destruição da represa de Jaguara e consequentemente do turismo e da cidade de Rifaina.
Veja as fotos em:
https://photos.app.goo.gl/6watgVEe1Ak3KGpv9
Como será entregue
Esta petição, após colhermos as assinaturas necessárias, será encaminhada aos órgãos competentes e faremos uma videoconferência com a imprensa.