Para: PREFEITO DE SÃO LEOPOLDO E ORGÃO DE LIMPEZA URBANA

RIO DOS SINOS PEDE SOCORRO

RIO DOS SINOS PEDE SOCORRO

O RIO DOS SINOS é um dos rios mais importantes da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo dados do IBGE, de 2014, ele é 4° rio mais poluído do Brasil. O local de maior nível de poluição é em São Leopoldo, no arroio João Correia, o qual foi canalizado na década de 80, sendo hoje utilizado como uma forma de escoamento para esgoto urbano residencial.
O grande acumulo de resíduos domésticos chama a atenção por ser em grande quantidade. Os últimos mutirões de limpeza que foram realizados no rio foram em 2015. De lá pra cá a situação do rio foi piorando, e hoje o Rio dos Sinos pede socorro.
No início de outubro de 2006, ocorreu no Rio dos Sinos um crime ambiental de grandes proporções para o ecossistema, que causou a morte de no mínimo um milhão de peixes, em plena época de desova e reprodução. Este crime foi considerado pelos ecologistas como a maior tragédia ambiental dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul.

Por que isso é importante?

Importante para o bem estar da população do município que hoje é abastecida pela água do rio, recuperação do ecossistema e fauna local. Temos hoje como simbolo do Rio dos Sinos o pássaro Martim Pescador.

São Leopoldo, RS, Brasil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Categorias