Para: Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo do Estado da Bahia

Salve o Rio Jequitinhonha

Salve o Rio Jequitinhonha

Desde que a Usina Hidroelétrica de Itapebi foi finalizada em 2002, próxima à foz do Rio Jequitinhonha, a cidade de Salto da Divisa - MG e outras circo-vizinhas nunca mais foram as mesmas, o rio não "existe" mais aqui; o que existe é uma espécie de lago densamente poluído e sem vida. Queremos que as autoridades do governo olhem para esta situação, o rio Jequitinhonha está biologicamente morto. Exigimos o nosso Jequi de volta, limpo e com suas belezas naturais.
Além desses motivos, a construção dessa usina hidrelétrica contrariou o tombamento estadual do Conjunto Paisagístico das Cachoeiras do Tombo da Fumaça que foi aprovado pelo Conselho Curador do IEPHA em 11 de agosto de 1999 (link no final da página). Quando a hidrelétrica começou a funcionar, milhões de anos de formações geológicas foram destruídos em poucas horas.

Por que isso é importante?

Pois assim estaríamos recuperando um ecossistema inteiro. Antes da barragem o Rio Jequitinhonha era tão lindo e cheio de vida que pessoas de outros países vinham o visitar. Durante seu enchimento, milhares de animais morreram e uma mata atlântica inteira foi afundada nas águas da destruição. Se os governantes tomassem as medidas necessárias teríamos um oasis de biodiversidade como antes em Minas Gerais. Veríamos espécies que desapareceram da natureza local que aqui existiam em abundância, como o pássaro Catatau e o Tamanduá Bandeira, teríamos também nossa Mata Atlântica de volta e os pescadores e as lavadeiras teriam seu sustento de cada dia.
POR FAVOR, OLHEM PARA ESSA REGIÃO QUE SEMPRE FOI TÃO ESQUECIDA PELO PAÍS MAS AGORA QUER TER SUA VOZ OUVIDA!

ASSINE ESSA CAMPANHA, AJUDE O VELHO JEQUI!

Como será entregue

Planejamos entregar essa petição a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais e exigir a revitalização do nosso rio.

NOS AJUDE A TORNAR ISSO POSSÍVEL, ASSINE A CAMPANHA E DIGA SIM A UM FUTURO MELHOR PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES QUE IRÃO NESCECITAR DO RIO JEQUITINHONHA.


Motivos para assinar

  • Eu assinei esta campanha com esperança de que as futuras gerações verão um Jequitinhonha limpo e vivo novamente. Avante, moradores de Salto da Divisa!