Skip to main content

Para: Câmara dos Deputados - Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - CMADS

Salvem a RESEX de Canavieiras, Bahia

Salvem a RESEX de Canavieiras, Bahia

Votar "DISCORDO" com a PL 3068/2015 que pretende transformar a RESEX (Reserva Extrativista) de Canavieiras, Bahia, em APA (Área de Preservação Ambiental) e está tramitando na CMADS

Por que isso é importante?

A diferença entre uma RESEX e uma APA é que na RESEX o povo nativo e tradicional, pescadores e marisqueiras artesanais, que causam apenas mínimos impactos ambientais, continuam vivendo dentro da Reserva e é permitido a visitação. Porém, as terras são coletivas e não podem ser alienados ou ocupados por não extrativistas.
Numa APA existem certas restrições ambientais, porém, permite atividades econômicas, mesmo que limitados, causam diversos impactos. As terras são alienáveis, qualquer um pode ocupa-las.
Uma APA no desemboco do Rio Pardo e outros rios da região que formam uma área enorme de ilhas e manguezais, ricas em fauna e flora, teria impactos fatais sobre o equilíbrio deste ecossistema frágil, principalmente com as planejadas construções de Resorts e a ampliação da carcinicultura, o que a RESEX impede.
Além do mais, a RESEX tem dispositivos que garantem recursos para as famílias dos extrativistas e a APA não tem. Uma APA com certeza ia prejudicar as comunidades dos extrativistas que iam ser expulsos através da pressão imobiliária.Citamos como exemplos o lindo povoado de pescadores "Atalaia" no sul da Ilha de Atalaia, localizado em uma paisagem paradisíaco e com o seu povo simpático em sua simplicidade e hospitalidade e também "Campinas", uma comunidade localizado em uma pequena ilha rodeada de manguezais, como tantas outras.
Uma mudança para uma APA vai anular as conquistas já adquiridos que garantem a conservação ambiental promovida pelo fortalecimento das práticas tradicionais dos pescadores e marisqueiras artesanais. Com a APA , tudo pode voltar a ser como era antes, quando as terras da União eram griladas. Ao final das contas, a RESEX encontra-se 100% em área da União.
Por trás da PL da APA estão empresários estrangeiros, carcinicultores, como também segmentos da Prefeitura e Vereadores, se curvando aos ambições destes empresários e envenenando o juízo da população canavieirense, em principio pacifica, causando discussões e inimizades.
Por tanto, por favor, votem "DISCORDO" da PL 3068/2015 da APA (em favor da RESEX) e usem também este Link de votação no site da Câmara de Deputados:
https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/1738598/resultado
A RESEX agradeça!

Canavieiras - Bahia, Brasil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL


Motivos para assinar

  • Chega de destruir o planeta
  • para salvar a RESEX de Canavieiras

Atualizações

2018-08-27 10:53:56 -0300

10assinaturas alcançadas