Skip to main content

Para: Luiz Fernando Pezão, Governador do Estado do Rio de Janeiro, Silvestre José Gorini, Prefeito de Varre-Sai/RJ, Secretária Municipal de Meio Ambiente, Silvana Vieira Ferreira, Sociedade Geral.

SOS RIBEIRÃO VARRE-SAI/RJ

SOS RIBEIRÃO VARRE-SAI/RJ

O crime ambiental que se arrasta por décadas a finco contra o Ribeirão Varre-Sai, pode fazê-lo deixar de existir em poucos anos, caso nenhuma providência seja tomada imediatamente para impedir tal catástrofe, com dimensões incalculáveis.
Água é vida e as águas do Ribeirão Varre-Sai estão morrendo dia pós dia.
Ao invés de investir no tratamento do esgoto da cidade e criar meios para que a atual situação do Ribeirão que corta a cidade mude, o que o Município tem feito é construir obras e mais obras, além de alocar um funcionário da Prefeitura para varrer o Ribeirão, isso mesmo, varrer, varrer todo o lixo proveniente dos esgotos residenciais que nele desembocam e do lixo que é arremessado por muitos cidadãos de forma imprudente e criminosa. Uma das obras mais absurdas existentes hoje no Município é a sede da nova Prefeitura que tem gastos astronômicos, quando em frente a ela está o Ribeirão quase sem vida, fazendo um contraponto a uma realidade triste e inadmissível.
Providências urgentes precisam ser tomadas pelo poder público a nível Municipal, Estadual e Federal, uma vez que um crime ambiental precisa ser fiscalizado por todos os órgãos competentes e que uma educação ambiental seja realizada na população para que essa morte lenta de um tesouro vivo de nosso planeta não chegue a óbito.
Recuperar o Ribeirão Varre-Sai/RJ é possível e viável, basta que os recursos municipais sejam alocados para as necessidades emergenciais e que o dinheiro público seja usado para o bem público. É inconcebível um gasto de mais de R$450.000,00 com climatização de ambiente da nova sede da Prefeitura enquanto convivemos com um crime ambiental que parece não causar nenhum tipo de impacto na consciência dos políticos e da comunidade.
SEJAMOS CIDADÃOS CONSCIENTES E COMECEMOS A AGIR!

Por que isso é importante?

O Município de Varre-Sai/RJ, pertencente à Microrregião de Itaperuna, localizado no Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, com população de 9. 966 hab. IBGE/2014, situado a 363 km da Capital.
A cidade de Varre-Sai/RJ é cortada pelo Ribeirão Varre-Sai/RJ, um dos afluentes da bacia hidrográfica do Rio Itabapoana/RJ, através do Rio da Prata, tendo sua origem localizada na Serra dos Pirozzi, Zona Rural do Município, com uma grande extensão. Um Ribeirão que antes da cidade se formar em suas margens, era cheio de vida, onde suas águas podiam ser utilizadas para consumo humano, era composto por várias espécies de peixes que serviam como fonte de alimentos para toda comunidade e era indispensável para manter o fluxo ambiental com qualidade, beleza e vida.
Hoje, o Ribeirão Varre-Sai é um esgoto a céu aberto, uma vala, sem vida, poluído, assoreado, praticamente morto, onde a vida marinha já não existe, tudo isso devido a falta de Programas e Projetos do Poder Público que despoluem o Ribeirão que hoje mais parece um córrego, com nível de água mínimo, cheio de lixo e com mau cheiro insuportável, principalmente em períodos quentes.
Varre-Sai/RJ não possui rede esgoto tratada e o mesmo é criminalmente descartado de forma imprudente e monstruosa nas águas do Ribeirão Varre-Sai/RJ.
Como viver e conviver com uma triste sena em nosso cotidiano, de uma agressão desumana que nós humanos praticamos todos os dias como algo rotineiro de nossa vida? Algo precisa ser feito urgente, dizer e não fazer, jamais resolverá o problema, nosso Ribeirão chora em silêncio, clama por socorro e segue lutando por sua vida, então, é preciso olhar para tudo que tem acontecido e buscar pelos meios legais, soluções sérias e imediatas para deixarmos para as futuras gerações, um legado de proteção ambiental e não de destruidores do meio ambiente. Somos apenas uma gota no oceano, mas se nos juntarmos e lutarmos por algo em que acreditamos, podemos mudar o lugar onde vivemos e como diz a música Imagine de John Lennon "Imagine todas as pessoas, partilhando todo o mundo, espero que um dia você junte-se a nós, e o mundo viverá como um só."
FAÇA ACONTECER, SAIA DA TEORIA E PROVE A PRÁTICA, ELA MUDA O MUNDO.

Varre-Sai, RJ, Brasil

Maps © Stamen; Data © OSM and contributors, ODbL

Categorias

Atualizações

2018-09-20 15:12:54 -0300

10assinaturas alcançadas