1,000assinaturas alcançadas
Para: Cidadãos de Ribeirão Preto
Vamos manter a árvore!

Vimos, através desta, solicitar que a árvore que se encontra na av. Independência com a rua Bernardino de Campos seja mantida.
Desde o dia 8 de novembro de 2022, temos acompanhado a obra do túnel e, agora com a obra praticamente finalizada, vimos que realmente não há necessidade da retirada da árvore que lá se encontra (conforme o projeto original), não há nada mais a ser alterado na estrutura do lugar.
Consideramos que uma árvore transplantada nem sempre sobrevive, que a árvore em questão tem valor paisagístico, afetivo e estético na região, já duramente afetada pela demolição da Praça Spadoni e o corte de todas as árvores dela e, por isso, a gameleira antiga deve ser mantida no mesmo local.
Por que isso é importante?
Esta árvore tem cerca de 70 anos de idade, tem história e faz parte do "cartão postal" da cidade, além de ser parte do que resta de natureza no local, colaborando com a manutenção da fauna, absorção de água e com o clima, sendo uma das poucas sombras naturais que ainda existem neste espaço. É importante salientar que o Código Municipal do Meio Ambiente, Lei Complementar nº 1616/2004, em seu artigo 175, inciso VII, prevê a possibilidade da extração quando não existe solução técnica para evitar a retirada. Surgindo a dúvida se a Secretaria responsável pela obra, levou à exaustão a procura de solução técnica para evitar a extração. O artigo 178 da referida lei cita que que os projeto de infra-estrutura urbana e de sistema viário deverão ser compatibilizados com a arborização, desde que os exemplares a serem mantidos, justifiquem as alterações necessárias nos referidos projetos. Em relação a esse artigo, é importante ressaltar que no projeto inicial, a árvore foi preservada. Após a revisão do projeto, ela foi condenada à extração e em seguida ao transplante para outro local. No entanto, essa árvore tem ligação com a história da cidade, tem ligação com os moradores do entorno, além de ser um berçário para aves e um local de pouso e descanso para outras, como também um exemplar de prestação de serviços ambientais naquela região, inclusive combatendo as ilhas de calor, fenômenos que tem causados prejuízos à saúde dos munícipes.